Av. Paulo Afonso, 165 - Centro

São Bernardo do Campo - SP

[ver localização]

Home > Notícias > 10 dúvidas comuns sobre dentição de leite

 

08/06/2015

 

10 dúvidas comuns sobre dentição de leite

 

O que fazer se o dente quebra? Criança pode fazer canal?

 

Dúvidas sobre a primeira dentição de um filho são comuns. Dentes de leite também podem cariar? É preciso fazer canal? Que creme dental é melhor para a criança usar? Além disso, existe o famoso dilema de como convencer uma criança a aceitar escovar os dentes. Para responder essas e outras dúvidas, entrevistamos a odontopediatra Thelma Parada.

Veja as principais dúvidas das mamães de primeira viagem:

 
É possível ter cárie no dente de leite?

Sim. E isso não acontece porque o dente é “fraco”, como pensam muitas mães. “Todo dente dá cárie, que acontece por causa da má escovação”, explica Thelma. Como o bebê apresenta resistência à escovação até por volta dos três anos, a mãe escova “mais ou menos”, diz a odontopediatra. Mas, como a criança já começou a ingerir comida, beber sucos, por exemplo, ela pode ter cárie.
 
Dente de leite precisa de canal?

Sim, segundo Thelma. “A criança pode fazer canal por dois motivos: ou por cárie ou por acidente, quando cai e bate a boca”, conta. Ela explica que muitas mães pensam que, por se tratar de um dente de leite, é só esperar a idade que o dente cai e resolve o problema. “Não pode esperar o dente cair porque pode acontecer uma contaminação óssea com bactérias. A mãe precisa entender que o osso faz parte do corpo da criança, e se tem bactéria no osso, tem bactéria no corpo da criança”, alerta.
 
Essas infecções por cárie ou por traumas podem inchar, causar pus e fazer com que os nervos presentes dentro do dente de leite morram, configurando a necessidade de fazer o canal.
 
Porque o dente do coleguinha já caiu e o do meu filho ainda não? 
 
A odontopediatra explica que isso é uma questão genética, já que no Brasil há muita miscigenação racial. “A idade de erupção dos dentes permanentes deve ser, em média, entre os cinco anos e meio e seis anos de idade. Mas tem gente que com oito anos ainda não caiu, e isso não é um problema”, conta ela. Segundo Thelma, quando uma pessoa pertence a uma raça específica e não há miscigenação com outras, o dente tende a cair na idade prevista. “Mas cada um tem seu tempo, não é um problema”.
 
Qual creme dental é mais indicado para crianças?

Thelma explica que estudos mostram que o ideal é usar creme dental com flúor em pequenas quantidades, mas, dependendo do caso, ela recomenda que se use sem flúor. A razão é o risco de fluorose quando a criança engole a pasta de dente.
 
“Avalio o risco de cárie e a incidência, mas depende de quem cuida”, diz ela. Thelma conta que, se a criança fica o dia todo com um cuidador mais distraído, que não presta muita atenção se ela está engolindo o creme dental, o risco de fluorose é maior, portanto, nesses casos, é melhor usar uma sem flúor.
 
A partir de que idade a criança pode escovar os dentes sozinha?

“A partir dos 10 anos”, diz Thelma. A idade pode parecer assustadora, mas a especialista faz um paralelo com a letra da criança no momento, já que ela reflete na coordenação. “Se com um papel e caneta ela não consegue escrever em uma linha, como você acha que ela vai conseguir escovar corretamente os dentes sozinha?”, questiona ela.
 
“A criança se desenvolve primeiro nos ombros, depois cotovelo e, por último, nos punhos e dedos”. Segundo Thelma, não adianta dar bronca por não escovar direito, afinal “a criança está fazendo o melhor que consegue. Mas certamente acontecerão falhas”.
 
A partir de que idade é necessário usar o fio dental?

A especialista esclarece que, se há dentes juntos, tem que usar o fio dental. “É ainda um bebê, mas os dois dentes que nasceram estão lado a lado, tem que usar fio dental”.
 
O que fazer se a criança não deixa os pais escovarem seus dentes?

“O jeito é segurar e escovar, infelizmente. Não adianta pedir colaboração. A criança menor de três anos não tem maturidade para entender que precisa ficar quieta e colaborar”, diz Thelma. Segundo ela, no entanto, há algumas técnicas de como segurar a criança e como fazer uma boa escovação em apenas 10 segundos. “É melhor ouvir o choro para escovar do que ouvir o choro para tratar um dente com problema”, diz ela.
 
Criança pode usar enxaguante bucal?

Thelma só recomenda o uso depois dos seis anos de idade, principalmente por causa do risco tóxico de a criança engolir a substância. “Entendo que o enxaguante bucal não é um cosmético para deixar a boca cheirosa, mas sim para prevenir ou curar alguma coisa”, diz ela. “Se a criança usa demais antes de precisar, quando precisar não vai ter a mesma disciplina”, conta ela.
 
A frequência de escovação de uma criança deve ser a mesma de um adulto?

O ideal, segundo a especialista, é escovar depois de todas as refeições. Como isso, na maioria dos casos, não é possível. Aí, é bom escovar ao menos três vezes, sendo a última antes de dormir.
 
O que fazer se o dente de leite do meu filho se quebrar em uma queda?

Thelma explica que é para recolher o pedaço do dente – ou o dente inteiro – e colocar em um recipiente com a própria saliva, água, leite ou soro fisiológico “Só não pode ficar seco”, e correr para o dentista. O ideal, segundo a especialista, é ligar para o odontopediatra para que ele já se prepare.
 
“A boca da criança sangra bastante porque é muito vascularizada, qualquer corte sai muito sangue. A mãe não precisa se desesperar com esse volume, basta apertar o lugar com uma compressa, por três a cinco minutos, e colocar gelo enquanto se dirige o odontopediatra”. O mais importante, segundo ela, é a mãe não tentar recolocar o dente no lugar.

 

Pergunte ao
Especialista

Dúvidas
Frequentes

Convênios
Associados

Nossa
Localização

Fale
Conosco

A Clínica de Rezende é comprometida em oferecer o melhor para cada paciente.Venha conhecer nosso trabalho, agende uma consulta conosco!

Responsável técnico: Ciro Perrella de Rezende CROSP 71155
Clinica Odontológica de Rezende Ltda CROSP CL 5482

Produzido por Predicado Comunicação Copyright © 2007-2017 Clínica Odontologica de Rezende Direitos Autorais | Privacidade