Rua Silva Jardim, 187 - Centro

São Bernardo do Campo - SP

Salas 21, 22 e 26

[ver localização]

Home > Notícias > Por que certas pessoas têm cárie mesmo escovando bem os dentes?

 

20/12/2017

 

Por que certas pessoas têm cárie mesmo escovando bem os dentes?

 

Confira!

 

É oficial: alguns azarados terão mais cáries do que o resto da população, ainda que escovem os dentes e passem fio dental direitinho. E são vários motivos por trás disso.

 
Comecemos pelos micro-organismos que vivem na boca. A tal microbiota da região, assim como a intestinal, passa por um período de formação na primeira infância, quando os dentes estão começando a nascer. “É um momento crucial. Se alguma bactéria agressiva for transmitida para a criança, ela poderá ter um perfil de microbiota que favorece as cáries durante a vida”, aponta Fábio Sampaio, odontologista da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.
 
Outro ponto é a dieta açucarada desde cedo. A lógica aqui é que o paladar, acostumado com a doçura, passa a exigi-la em níveis cada vez maiores. “E o indivíduo que come mais açúcar vai ter maior risco de cáries mesmo com uma higiene boa”, destaca Sampaio.
 
Veja: o açúcar – seja o puro seja o adicionado em itens industrializados ou em preparos caseiros – é o principal alimento dos micróbios do mal que habitam nossa boca. E nem sempre consegumos eliminá-lo por completo ao limpar a arcada dentária.

Fonte: Saúde

 

Pergunte ao
Especialista

Dúvidas
Frequentes

Convênios
Associados

Nossa
Localização

Fale
Conosco

A Clínica de Rezende é comprometida em oferecer o melhor para cada paciente.Venha conhecer nosso trabalho, agende uma consulta conosco!

Responsável técnico: Ciro Perrella de Rezende CROSP 71155
Clinica Odontológica de Rezende Ltda CROSP CL 5482

Produzido por Predicado Comunicação Copyright © 2007-2018 Clínica Odontologica de Rezende Direitos Autorais | Privacidade