Rua Silva Jardim, 187 - Centro

São Bernardo do Campo - SP

Salas 21, 22 e 26

[ver localização]

Home > Artigos > Doença Periodontal: Novos Conceitos sobre a Forma de Tratamento (Medicina Periodontal)

 

Doença Periodontal: Novos Conceitos sobre a Forma de Tratamento (Medicina Periodontal)

 

A relação entre a doença periodontal e as alterações sistêmicas, como desordens cardiovasculares, diabetes mellitus, osteoporose, infecções no trato respiratório, nascimento de bebês de baixo peso e acometimentos de parto prematuro, entre outras, estão descritas na literatura. Apesar do biofilme dental ser fator etiológico primário da doença periodontal, esta tem caráter multifatorial, de forma que o estado de saúde do paciente pode influenciar no estabelecimento e na progressão da doença, sobretudo em pacientes imunocomprometidos.


Por outro lado, hábitos nocivos que afetam negativamente a saúde sistêmica, como o tabagismo, podem também interferir negativamente nos tecidos periodontais. Diante dessa constatação, a Odontologia ampliou suas ramificações por meio da Medicina Periodontal, área na qual os cirurgiões-dentistas devem agir como profissionais da área da saúde responsáveis não apenas pela saúde bucal do paciente, mas em sua saúde de maneira mais abrangente. Mas como utilizar essa prática no dia-a-dia do consultório odontológico? Será que é possível estabelecer protocolos de abordagem dos pacientes?
 
Segundo Dr. Caio Perrella de Rezende, especialista em Periodontia, a abordagem dos pacientes no consultório odontológico deve associar detalhada anamnese, com informações relacionadas ao seu histórico médico e condições sistêmicas, a um exame clínico minucioso, buscando o reconhecimento da suscetibilidade indi- vidual do hospedeiro.
 
“Essa abordagem mais ampla, não apenas confinada aos tecidos bucais, facilitará a determinação do diagnóstico e propiciará a individualização do tratamento periodontal, beneficiando o prognóstico do mesmo. Neste contexto, o cirurgião-dentista deve agir como educador da área da saúde, tendo como responsabilidade conscientizar seus pacientes sobre a associação da doença periodontal com desordens sistêmicas, estimulando-os na mudança de hábitos, tanto do ponto de vista periodontal como do ponto de vista médico”, afirma Caio.
 

 

Pergunte ao
Especialista

Dúvidas
Frequentes

Convênios
Associados

Nossa
Localização

Fale
Conosco

A Clínica de Rezende é comprometida em oferecer o melhor para cada paciente.Venha conhecer nosso trabalho, agende uma consulta conosco!

Responsável técnico: Ciro Perrella de Rezende CROSP 71155
Clinica Odontológica de Rezende Ltda CROSP CL 5482

Produzido por Predicado Comunicação Copyright © 2007-2018 Clínica Odontologica de Rezende Direitos Autorais | Privacidade